“Grandes Esperanças” é um romance de redenção e perdão de seus protagonistas. Narra a história de Philip Pirrip, ou simplesmente Pip, órfão criado pela irmã num ambiente de pobreza, desde os seis anos, quando cometeu o seu primeiro crime: ajudar Abel Magwitch, um fugitivo da prisão, a escapar da polícia nas charnecas. A vida de Pip é radicalmente alterada, logo após Pip deixar os serviços de Miss Havisham, quando Mr. Jaggers o informa que um misterioso benfeitor anônimo financiará a sua educação em Londres para torná-lo um cavalheiro e que este benfeitor deixará a sua fortuna para Pip, que passa a contar então com grandes esperanças. As “Grandes Esperanças” do título revelam a ironia e a maestria de Dickens ao narrar o desenvolvimento da história: ao mesmo tempo em que elas são o norte e o guia para o futuro do jovem Pip, transformam-se no elemento que o transformam no futuro.
As passagens em que Dickens descreve a infância miserável de Pip são das mais comoventes da literatura mundial. Quando de sua publicação, os leitores aguardavam com ansiedade cada novo capítulo publicado nos jornais. Dickens recebia centenas de cartas com comentários sobre o andamento das histórias e sua popularidade foi tão grande que chegou a ser recebido pela rainha Vitória pouco antes de seu falecimento.
Vide Editorial
CEDET - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E TECNOLOGICO LTDA - EPP - CNPJ: 51.914.620/0001-77 © Todos os direitos reservados. 2025