Edições Nabuco

Edições Nabuco

Voltar para lista de autores

Livros do autor

BiografiaEdições Nabuco

Nabuco – Revista Brasileira de Humanidades é uma publicação trimestral de ensaios e artigos sobre a cultura brasileira e seu lugar no mundo, com especial ênfase em literatura, filosofia, história e sociologia. Sai nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro.

É preocupação de Nabuco compreender o que se produz de relevante na cultura brasileira. Propõe-se, por um lado, a dar continuidade aos chamados estudos brasileiros e, por outro, proceder a crítica literária e cultural ampla, conduzindo a uma revisão da bibliografia brasileira na área de Humanidades por meio de textos ensaísticos.

Sem saudosismos nem sectarismos, reflexões sociológicas e filosóficas mais amplas também serão contempladas em nossa revista, na medida em que contribuam para a apreciação geral da nossa condição de brasileiros e de nossas artes.

Nabuco congregará, assim, nomes já reconhecidos dentro ou fora da academia e outros que estão a surgir, a fim de promover debates sobre temas culturais que hoje se impõem. O que há de original na proposta – nos limites possíveis e razoáveis do que se convenciona chamar de “originalidade” – é que, com Nabuco, pretende-se devolver aos brasileiros interessados nos altos estudos o que eles sempre tiveram à mão e não sabiam: grandes filósofos, escritores, poetas, ensaístas em bom e elegante português.

Além de um senso de orientação concreta na cultura brasileira contemporânea, Nabuco pretende-se uma arremetida contra o impessoalismo intelectual. Informa-lhe um desdém intransigente pelo sectarismo de nossas letras e pela substituição de cultura por agenda política.

Eis, aqui, Nabuco — abolindo grilhões desde 1883.

Sem estoque Informe o seu e-mail e o notificaremos assim que o produto chegar em nosso estoque:


Enviar Cancelar