Cristóvão Colombo

Cristóvão Colombo

Voltar para lista de autores

BiografiaCristóvão Colombo

Há várias versões das origens e vida de Colombo. Uma delas é que Colombo nasceu entre 26 de agosto e 31 de outubro de 1451, em Gênova, filho de Domenico Colombo e Susanna Fontanarossa, ligados ao comércio de lanifícios. Teria três irmãos mais novos, Bartolomeo, Giovanni, Giacomo, e uma irmã, Bianchinetta. Em 1470, a família mudou-se para Savona, e Colombo não recebeu instrução formal.

Muito jovem viajou pelo Mediterrâneo ocidental com os mercadores Spinola. Passou mais de um ano em Chios (possessão de Gênova), de onde seria natural, segundo alguns. Em 1476, uma expedição comercial deu-lhe a oportunidade de ir para o Atlântico. O navio em que seguia foi atacado por corsários franceses ao largo do Cabo São Vicente. O navio acabou sendo queimado e Colombo nadou para a costa portuguesa. Passou a viver em Lisboa, o centro europeu das atividades de descobertas, até empreender viagem para a Islândia em 1477, passando pela Irlanda, Ilha da Madeira, em 1478, para comprar açúcar, e ao longo das costas da África ocidental, entre 1482 e 1485, alcançando São Jorge da Mina na costa da Guiné.

Casou-se em 1479 com Filipa Perestrello e Moniz, filha de família nobre, e cujo pai, Bartolomeu Perestrello, foi um dos descobridores da Madeira (o outro foi precisamente João Gonçalves Zarco, que seria seu familiar) e donatário de Porto Santo. Aí passou a viver Colombo que, como parte do dote, recebeu todas as cartas do sogro sobre ventos e correntes nas possessões portuguesas do Atlântico. Em 1480 nasceu seu filho com Filipa, Diego Colombo (Colón). Depois da morte de Filipa, em 1485, Colombo se mudou para a Espanha, onde conheceu Beatriz Enríquez, com quem teve um filho, Fernando, em 1488.

Sem estoque Informe o seu e-mail e o notificaremos assim que o produto chegar em nosso estoque:


Enviar Cancelar