Michele Federico Sciacca

Michele Federico Sciacca

Voltar para lista de autores

Livros do autor

História da Filosofia

Filosofia e Antifilosofia
Filosofia e Antifilosofia

Michele Federico Sciacca

R$ 54,90

Metafísica

Morte e Imortalidade
Morte e Imortalidade

Michele Federico Sciacca

R$ 59,90

BiografiaMichele Federico Sciacca

Michele Federico Sciacca nasceu em Giarre, Sicília italiana, a 18 de julho de 1908, e morreu em Gênova, a 24 de fevereiro de 1975. Estudou em sua cidade natal e depois nas universidades de Catânia e Nápoles. Foram seus mestres Aliotta, Giovanni Gentile, Benedetto Croce e outros.

Concluída a fase universitária, Sciacca ensinou Filosofia em muitos liceus do sul da Itália para, mais tarde, ser professor de História da Filosofia na Universidade de Pávia e de Metafísica na Universidade de Gênova. Sua atividade intelectual e científica foi intensa: centenas de artigos, dezenas de notas críticas, livros e recensões, além de traduções e publicações realizadas sob sua direção.

Fundou e dirigiu revistas como Giornale di Metafisica e Humanitas, que ganharam projeção internacional. Promoveu relevantes iniciativas culturais e proferiu inúmeras conferências filosóficas na Itália e no exterior, especialmente na Espanha e na América Latina. Idealizou e desenvolveu os ainda hoje operantes Centro de Estudos Rosminianos de Stresa, a Cátedra Rosmini no âmbito do Centro em Stresa (tendo ali todo mês de agosto cursos frequentados por estudiosos provenientes de todas as partes do mundo) e o Instituto Internacional de Estudos Europeus Antônio Rosmini de Bolzano, do qual foi presidente por muitos anos. Dentre sua produção intelectual (mais de 40 volumes), as obras mais estritamente filosóficas destacam-se: Filosofia e Metafísica, Interioridade Objetiva, O Homem Este Desequilibrado, A Liberdade e o Tempo, Com Deus e Contra Deus (coletânea de textos filosóficos dos autores mais representativos da história), O Obscurecimento da Inteligência, Filosofia e Antifilosofia, Morte e Imortalidade, Ato e Ser, entre outras. Sua “filosofia da integralidade” tem raízes agostinianas e rosminianas.

Sem estoque Informe o seu e-mail e o notificaremos assim que o produto chegar em nosso estoque:


Enviar Cancelar