Arthur Rimbaud

Arthur Rimbaud

Voltar para lista de autores

Livros do autor

BiografiaArthur Rimbaud

Arthur Rimbaud (1854-1891) foi um poeta francês, considerado um dos precursores da poesia moderna. A vida errante e o seu polêmico relacionamento com o poeta Paul Verlaine foi comentado e analisado em livros e já foi inspiração para um filme, o "Eclipse de Uma Paixão".

Jean-Nicolas Arthur Rimbaud nasceu em Charleville. Filho de um capitão da infantaria e de uma camponesa, teve educação rígida, principalmente da mãe.

Rimbaubd revelou precocidade no Instituto Rossat e no Colégio de Charleville, quando mostrou seu talento na tradução de poesia latina. Ainda criança, sonhava em ser um explorador.

Seu primeiro poema publicado foi "les étrennes des Orphelins”. Em 1870, fugiu de casa e partiu para Paris, mas voltou para Charleville. Várias fugas se sucederiam, revelando o espírito errante do poeta. Numa de suas idas a Paris, leu autores como Rabelais, Victor Hugo, Rousseau e tratados sobre ocultismo, influências na sua poesia.

A vida de Rimbaud teve uma mudança radical quando conheceu o poeta Paul Verlaine. Rimbaud enviou cartas ao conhecido poeta e este o acolheu em sua casa, em Paris. Tiveram um relacionamento homossexual, o que chocou a sociedade da época. Os poetas foram para Londres, onde causaram polêmica. Depois de muitas brigas e uma vida regada a bebida (absinto) e haxixe, Verlaine chegou a usar uma arma contra Rimbaud, quando foi preso e condenado a dois anos de prisão.

De volta a Charleville, Rimbaud escreveu sua obra-prima, o livro de poemas “Uma Estação no Inferno” (1873). A obra é considerada um marco da história da poesia e influenciou vários poetas modernos e muitos movimentos da contracultura do século 20. Na Inglaterra, em 1874, escreveu outro livro, “Iluminações”, considerada outro livro importante.

A poesia de Rimbaud é classificada como de estilo simbolista e sua linguagem é permeada de riqueza sonora e de imagens, denotando um caráter sensorial aos versos.

Rimbaud deixou de escrever aos 20 anos. Decidiu ser negociante na África por muito tempo, onde ficou doente de um tumor no joelho, o que lhe vitimou em 1891, com apenas 37 anos.

Sem estoque Informe o seu e-mail e o notificaremos assim que o produto chegar em nosso estoque:


Enviar Cancelar