Aristófanes

Aristófanes

Voltar para lista de autores

Livros do autor

BiografiaAristófanes

Pouco se sabe sobre a vida de Aristófanes. O que se pode dizer é que ele era considerado cidadão ateniense e que nasceu, muito provavelmente, em 445 a. C., em local ignorado. Por meio de sua obra, pode-se dizer que ele recebeu uma sólida educação filosófica e musical, como, aliás, acontecia na época com aqueles que se tornavam autores teatrais. Relacionou-se com pessoas da elite ateniense e movimentava-se nos meios intelectuais (em O banquete, Platão mostra-o acompanhando Sócrates e outros eruditos, e o próprio Sócrates, por sua vez, foi personagem em As nuvens e Connos, de Aristófanes).

Estreou nos concursos teatrais no ano de 427 a. C., com a peça Os banqueteadores, que foi apresentada por outro dramaturgo, pois Aristófanes ainda não atingira 18 anos, idade necessária para competir. Não se sabe qual a colocação obtida. Ao longo de sua vida, escreveu e apresentou cerca de quarenta comédias. Destas, conhecemos alguns títulos, vários fragmentos e onze peças inteiras (que foram adotadas nas escolas de retórica dos romanos). As comédias que nos chegaram inteiras são: Acarnenses (425 a. C.), Cavaleiros (424 a. C.), Nuvens (423 a. C.), Vespas (422 a. C.), Paz (421 a. C.), Aves (414 a.C.), Lisístrata (411 a. C.), Mulheres que comemoram as Tesmoforias (411 a. C.), Rãs (405 a. C.), Assembléia das mulheres (392 a. C.) e Pluto (388 a. C.).

Aristófanes morreu entre 385 a. C. e 380 a. C., deixando dois ou três filhos, um dos quais, Araros, também foi um poeta cômico de sucesso na época.

Sem estoque Informe o seu e-mail e o notificaremos assim que o produto chegar em nosso estoque:


Enviar Cancelar