Eugenio Barba

Eugenio Barba

Voltar para lista de autores

Livros do autor

Teatro

A Arte Secreta do Ator
A Arte Secreta do Ator

Eugenio Barba, Nicola Savarese

R$ 254,90

BiografiaEugenio Barba

Eugenio Barba (Brindisi, 29 de outubro de 1936) é um autor italiano, pesquisador e diretor de teatro. Fundador e diretor do Odin Teatret, criador do conceito da Antropologia Teatral, fundador e diretor do Theatrum Mundi Ensemble, e criador da ISTA (International School of Theatre Anthropology).

Nascido em Brindisi, Barba cresceu em Gallipoli, terra de origem de sua família. Após a morte de seu pai, um oficial militar que foi ferido durante a II Guerra Mundial, as condições financeiras de sua casa piora muito, o que leva sua mãe a matricular seus dois filhos na Escola Militar Nunziatella de Nápoles, de modo que o soldo que ambos recebiam complementavam a renda famíliar.

Devido a seu comportamento quieto e ensismemado, e avesso a seguir ordens, Eugenio Barba era tido como um aluno rebelde. Foi setenciado tantas vezes a solitária, que chegou a bater o recorde de horas a que os alunos já haviam sido submetidos a tal punição. Em seus livros, irá dizer que aprendeu a importância da disciplina nessa época, como também aprendeu a imaginar e criar histórias nas longas horas que passou preso. Ambas as aprendizagens foram cruciais para que ele viesse a se tornar a figura central no teatro mundial, que é hoje.

Forma-se em 1954, já sabendo, no entanto, que não seguiria a carreira militar. Na dúvida sobre o futuro, decide viajar pelo mundo, e neste mesmo ano, segue para a Noruega, onde trabalha como soldador e marinheiro.

Em 1961, encantado com o que via e ouvia sobre a Polônia e o povo polonês, viaja para Varsóvia, e ingressa na Escola Estatal de Teatro, para estudar direção. Neste mesmo ano, conhece Jerzy Grotowski, a quem passas a considerar como mestre, e com quem irá trabalhar nos três anos seguintes.

A partir de então Barba começa a difundir o nome e obra de Grotowski pelo ocidente, viajando por vários países e escrevendo para muitas pessoas, inclusive sob pseudônimos, no intuito de despertar o interesse sobre o diretor polonês, e também para demonstrar ao governo polonês que o trabalho desenvolvido por ele no Teatr Rzedow 13 (Teatro das 13 Fileiras) na cidade de Opole, estava sendo reconhecido e apreciado por pessoas importantes do ocidente, a fim de, com isso, proteger Grotowski e seu trabalho, que não eram bem aceito pelas autoridades.

Em 1963, ele vai até a Índia e conhece o Kathakali, o tradicional teatro indiano, que irá influenciar seu pensamento e sua maneira de fazer teatro, ao tentar retornar a Polonia, é impedido, pois é considerado persona non grata pelo governo. Retorna a Oslo na Noruega, e decidido a montar seu próprio grupo de teatro, entra em contato com alguns jovens que foram reprovados pela Escola de Teatro de Oslo, e com eles funda o Odin Teatret em 10 de outubro de 1964.

Sem estoque Informe o seu e-mail e o notificaremos assim que o produto chegar em nosso estoque:


Enviar Cancelar