Henry Miller

Henry Miller

Voltar para lista de autores

Livros do autor

BiografiaHenry Miller

Henry Valentine Miller nasceu em 1891, em Nova York (EUA), filho de um pobre alfaiate do Brooklyn, bairro onde cresceu e exerceu diversas profissões -de lixeiro e coveiro a vendedor de livros e empregado da companhia de telégrafos Western Union. Em 1924, larga seu emprego para se dedicar à literatura.

Miller muda-se para Paris em 1930; convivendo com outros norte-americanos voluntariamente exilados, sofre privações econômicas, compensadas para ele pela liberdade moral dos franceses. Torna-se amigo de expoentes da cultura da época, como Anaïs Nin e Lawrence Durrel.

Trópico de Câncer, seu primeiro livro, foi publicado em 1934, em Paris, com ajuda de Anaïs Nin, que também o auxilia na publicação de Primavera Negra (1936) e de Trópico de Capricórnio (1939). Em 1940, a Segunda Guerra obriga Miller a voltar aos EUA. Instala-se, então, em Big Sur, na Califórnia, mas seus livros são proibidos no país, sob acusação de obscenidade.

Foi só na década de 1960, com suas reivindicações de liberdade sexual, que a mocidade norte-americana reconheceria em Miller um grande autor, para não dizer um guia. Sua trilogia autobiográfica Sexus (1949), Plexus (1952) e Nexus (1959) seria liberada em 1964, após uma série de processos judiciais. Henry Miller morreu em 1980, em Los Angeles (EUA).

Sem estoque Informe o seu e-mail e o notificaremos assim que o produto chegar em nosso estoque:


Enviar Cancelar