Mendo C. Henriques

Mendo C. Henriques

Voltar para lista de autores

Livros do autor

BiografiaMendo C. Henriques

Mendo Castro Henriques nasceu em Lisboa, em 1953. É licenciado, mestre e doutorado em Filosofia, tendo feito estágios de pré-doutorado na Universidade de Munique, RFA, em 1990, e na Universidade de Stanford, EUA, em1991. É professor da Universidade Católica, onde foi também diretor do Gepolis, Centro de Estudos de Filosofia e Cidadania, entre 1994 e 2004. Foi Director do Departamento de Investigação de Defesa do Instituto de Defesa Nacional entre 2004 e 2007.

Aqui realizou conferências e formação nas áreas de Cidadania, Segurança e Defesa. Foi Director dos Cursos de Segurança e Defesa para Jornalistas e dos Cursos de Formação para a Cidadania realizados em todo o território português. Em 2008 Fundou O Instituto da Democracia Portuguesa, um think tank que conta atualmente com cerca de 300 associados e que estuda questões de cidadania e desenvolvimento do território. Convivência com colegas como Artur Morão, António Amaral, Carlos Silva e muitos antigos alunos, alguns professores do ensino universitário e secundário. Entre as obras que fez (em colaboração) contam-se Educação para a Cidadania, Monarquia Portuguesa, Bem Comum dos Portugueses. Como consultor para projetos científicos da Comissão Europeia, toma contato com os dilemas do aprofundamento e alargamento europeus.

A sua investigação centra-se na área da Filosofia Política e da Filosofia da Consciência. Na primeira está preparando uma obra em 4 volumes provisoriamente intitulada “Animais Políticos: dos Megalitos aos Astronautas”. Trata-se de uma obra conjunta que reúne estudos seus a adaptações dos estudos de Eric Voegelin em History of Political Ideas. Na área da Filosofia da Consciência está ultimando com Artur Morão a edição de Intelecção: um ensaio sobre o conhecimento humano, de Bernard Lonergan. Tem participado em Conferências Científicas e Culturais em Portugal e Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, Chile, China, Espanha, Estados-Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Luxemburgo, Macau, e Marrocos e Uruguay. Autor de obras de investigação, monografias e artigos nas áreas da especialidade, em Portugal e no estrangeiro, algumas em colaboração, em particular As Coerências de Fernando Pessoa, Bibliografia Filosófica Portuguesa, A Filosofia Civil de Eric Voegelin, Educação para a Cidadania e Bem Comum dos Portugueses. Foi director de colecções das editoras Batalhas de Portugal, da editora Tribuna, com 34 livros publicados e colaborador da UC Editora, Plátano, e das revistas Brotéria, Communio, Portugueses, Noesis, JE, artigos e entrevistas em jornais OJE, Euronotícias, Diário de Notícias, Público, Correio da Manhã. Sócio correspondente da Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes, São Paulo (BRA), Sócio fundador do Instituto de Filosofia e Estudos Interdisciplinares (Rio de Janeiro, BRA), Membro da American Political Science Association, (Washington, EUA), Associação Portuguesa de Ciência Política (POR), Eric Voegelin Archiv, (Munique, RFA), Sociedade Científica da UCP (POR), 1º Secretário da Comissão das Comunidades Lusófonas da Sociedade de Geografia de Lisboa, Colaborador do CCR da Fédération Internationale des Universités Catholiques (Paris, FRA) e Membro da World Association of International Scholars (Stanford, USA).

Sem estoque Informe o seu e-mail e o notificaremos assim que o produto chegar em nosso estoque:


Enviar Cancelar